Hoje, todos nós temos uma herança genética, um valor passado e presente. Se pudermos prever melhor nossa visão de futuro, seria possível criar novas habilidades para o nosso processo de sustentabilidade. A partir deste ponto, seríamos indivíduos bem mais completos. O conhecimento dos eventos esperados do futuro irá gerar um valor agregado em nossa vida pessoal e empresarial. Temos, há mais de duas décadas, dados sobre o que o mundo deseja de você ou de todos nós para um decênio à frente (tendências).
Uma fórmula para melhor entendimento da formação do Valor Futuro:
Primeiro, o seu DNA original traz suas raízes ancestrais e que estão fortemente arraigadas em sua personalidade.
Ao seu DNA, vamos somar o conhecimento e a experiência de sua estrada de vida. Teremos, então, seu atual valor presente. O saber do presente tem um grande valor, porém, este valor deverá decair e perder importância em face das velozes e constantes mudanças nas bases do conhecimento geral e da tecnologia (singularidade tecnológica). Ou seja, o valor presente se desvitaliza/deprecia-se com rapidez a cada novo dia.
(+) A tudo isto, iremos somar o conhecimento percebido sobre as tendências do futuro. (megatrends)
Quando os ingredientes acima estiverem somados, teremos a geração de uma grande cadeia de valores e fortes vantagens competitivas que você pode utilizar na vida pessoal e profissional e se diferenciar de seus competidores, seja hoje ou no futuro.
O valor presente, por exemplo, se mantém útil por mais tempo quando você busca pesquisar os dados vindos do mundo futuro (tendências). Estes dados estão em programas de TV, seminários, feiras etc. Você deverá medir da melhor forma possível o quanto as tendências futuras irão demandar dos seus cenários à frente. Portanto, é vital estudar, analisar e pesquisar o futuro de modo constante. Não podemos esquecer que a cada dia o futuro chega ao presente com um forte elemento de impacto e cria grandes efeitos colaterais para você e todo o planeta. Por exemplo, podemos perceber hoje quais as profissões que nascerão e aquelas que irão morrer ou que terão que se readaptar. O peso dos ingredientes do futuro será vital em seu planejamento estratégico pessoal ou empresarial.
Tudo na vida, para ter sucesso, precisa de ritmo e disciplina e este é o segredo para as conquistas. A maioria de nós muda ou age através de rompantes reativos. Estes rompantes irão durar muito pouco tempo e não irão conter a força para gerar resultados duradouros.
Da mesma forma, e com a mesma prioridade, as nações do mundo e o planeta precisam olhar para o futuro e questionar o que deve ser melhorado no presente para que nossa esfera também tenha igualmente o seu “valor futuro”.
Pergunta: Podemos nesta viagem ao futuro nos afogar neste infinito Universo de informações?
Claro que sim. Para evitar esta possibilidade a maioria das novas informações recebidas deve passar através dos filtros de sua inteligência racional e emocional. Os dados considerados úteis e que podem gerar maior “valor futuro” devem ser armazenados. Através do tempo e de modo natural, o cérebro, por si mesmo, unirá estes dados de formas diversas gerando incríveis e novos conhecimentos.
Os dados avaliados como “sem ou pouca utilidade” podem ser colocados em stand by em sua lixeira mental. Toda e qualquer nova informação deve ser avaliada desde que haja uma “mente aberta” evitando-se críticas prematuras e/ou preconceituosas. O verdadeiro e útil conhecimento é formado por uma variedade de informações oriundas de um leque amplo de diversas áreas. Como já enfatizado, seus neurônios por si mesmo e de modo natural irão gerar novos “cubos de conhecimentos” como frutos dos dados armazenados. Portanto, saber e aprender são um ato contínuo de toda uma vida.
Ter, manter e criar seu “Valor Futuro” passam a ser uma meta prioritária de todos. Esta meta irá demandar uma contínua avaliação de: quem sou eu, para onde vou e como vou e tudo isto deverá ser somado ao aprimoramento de suas percepções sobre os prováveis movimentos das tendências do futuro. Alertamos, porém que não é você que irá julgar ou arbitrar se você tem ou não “valor futuro”. Quem irá definir o peso destes atributos é o Mundo e as pessoas que o cercam. Estas fontes de opiniões podem estar a um metro ou a milhares de quilômetros de distância de sua pessoa.
Valor Futuro existe e não é um elemento lúdico ou fantasioso. Ele existe e pode ser medido de forma lógica e matemática. Os clientes entram em bancos, lojas, cinemas, bares, boates, restaurantes etc. baseados nos indicativos de existência de “valores futuros”. Marcas e pessoas podem atravessar décadas. Estas marcas terão sempre os ingredientes de “um valor futuro” e que precisam ser percebidos pelos seus consumidores.
Quando você tem “valor futuro”, as pessoas desejam e buscam sua presença, investem em você, contratam seus serviços, querem conhecer e considerar sua opinião, muitos irão desejar mantê-lo em vários círculos de relacionamentos. Muitos irão planejar e confidenciar dados sigilosos, respeitarão suas decisões e irão valorizar suas ideias. Passam a ter você como um exemplo a ser seguido. As regras necessárias para gerar um “valor futuro” positivo, após o ano de 1940, tomaram um impulso e uma velocidade muito rápida de expansão. Em 2019, toda a comunidade local ou internacional saberá avaliar e medir a luz projetada pelo seu “valor futuro”.
Na contramão, porém de modo igual, a perda gradativa do seu “valor futuro” poderá ser percebida por todos ao seu redor. Sejam eles amigos, companheiros ou empregadores. Nas empresas, o RH precisa orientar a direção sobre o quadro ideal de funcionários para que haja uma empresa bem-sucedida agora ou no futuro. Os empreendedores nos dias de hoje precisam saber quais são os colaboradores que devem permanecer ou não em seus negócios. Quando existe recessão e cortes, os que ficam são aqueles que possuem valor presente e forte “valor futuro”, e, por esse fato, receberão investimentos até a volta das vacas mais gordas.
Neste ponto, cabe uma segunda pergunta: Como criar e manter seu Valor Futuro?
Raramente criamos valor futuro de modo espontâneo. Ele possui um caminho, uma disciplina e uma arquitetura para sua construção. Em síntese: valor futuro não é um milagre ou uma capacidade que irá cair do céu em sua cabeça. Haverá um trabalho diário para que este atributo passe a ser percebido por pessoas e empresas.
Uma outra pergunta nas turmas de MBA: Eu posso fingir que tenho atributos de “valor futuro”?
Sim e não. A cada novo dia fica mais difícil fingir o que você não é. É bem mais fácil você investir seu tempo no sentido de melhorar seu conjunto de atributos (forças e oportunidades). Todo este trabalho deverá estar subordinado à prática da proatividade. Fácil não é, e a maioria das pessoas somente mudam através do sentimento de medo. Optamos, geralmente, pelo uso de modelos mais reativos (em minha opinião mudar por reatividade é uma opção obsoleta e mortal). Todos os dias os empresários e diretores estão atentos a possíveis sinais de desvitalizarão em seus quadros funcionais e que medidas serão tomadas para que haja proatividade nas ações de revitalização de todas as cabeças de sua empresa.
Seu trabalho inicial, objetivando potencializar seu valor (seja presente ou futuro), poderá começar com um exercício simples e sem muitas complexidades ou exigências.
Fica ainda uma última pergunta: Como criar valor futuro para minha empresa?
O trabalho de SWOT aplicável a uma pessoa é o mesmo para uma empresa. Empresas tem seu valor passado e presente e estes valores, por vezes, podem gerar um outro valor que se chama Goodwill. O valor de Goodwill é representado pela marca, história no mercado, memória dos clientes etc. Este valor não é tangível e não está no balanço patrimonial de uma empresa. A Coca-Cola, por exemplo, pode ter um Patrimônio Líquido em seu Balanço de um bilhão de dólares (número hipotético), mas seu valor de mercado pode ser dez vezes maior. Esta diferença de valor será gerada pela força de sua marca no mundo. No mundo real, o Goodwill da Coca-Cola ficou em terceiro lugar no ranking Best Global Brands pelo quarto ano consecutivo. Com valor estimado de US$ 73,1 bilhões, a empresa continua no topo da lista divulgada pela consultoria Interbrand com as marcas mais valiosas do mundo.
Quanto maior for o seu valor futuro, seja pessoal ou empresarial, bem maior poderá ser o seu Goodwill. Certamente, o seu será bem menor que o da Coca Cola, mas não deixa de ter seu mérito.
Porém, na maioria dos casos empresariais teremos que partir de seu balanço patrimonial, demonstrativo de resultados, fluxo de caixa estático e dinâmico etc. para definir melhor quem é a sua empresa e seu valor futuro. Vários indicadores precisam ser monitorizados. Devo salientar que mesmo as empresas do mundo, quer de porte pequeno ou médio, podem possuir seu Goodwill e serem adquiridas por grupos nacionais e internacionais.
Faça um exercício de Análise SWOT. É um excelente ponto de partida em seu projeto de criação e manutenção de um sólido “valor futuro”.